PRODERJ UPO – Consulta de Processos e Informações

Desde 2002, o Governo do Estado do Rio de janeiro vem adotando o sistema de Controle e Tramitação de Processos (UPO) para uniformizar, gerenciar e publicizar a movimentação administrativa dos processos, expedientes e documentos protocolados nos diversos órgãos da administração pública estadual direta e indireta e possibilitar aos cidadãos consultas e acompanhamento desses processos.

COMO FUNCIONA O PRODERJ UPO?

proderj upo

O sistema funciona através da internet, implementado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro – Proderj – e registra todas as movimentações internas realizadas entre os diversos setores de cada órgão estadual e ainda as tramitações externas, entre os órgãos e secretarias.

O Proderj é a autarquia vinculada a Secretaria de Estado da Casa Civil responsável por orientar e disponibilizar tecnologias da informação e da comunicação à serviço do cidadão fluminense, através do Governo Estadual.

O Sistema de Controle e Tramitação de Processos (PRODERJ UPO) é parte da política do Governo estadual do Rio de Janeiro para valorizar o servidor público – possibilitando a ele melhores e mais modernas ferramentas de trabalho – e ainda da política da transparência, com a prestação de contas e serviços de qualidade aos cidadãos. A informação à sociedade é, em realidade, um dos deveres do Poder Executivo.

Assim, com o sistema de acompanhamento de processos, são oferecidas aos órgãos públicos formas personalizadas de utilização, ao mesmo tempo em que se permite um melhor atendimento ao cidadão, que pode acompanhar a movimentação de processos de diversas áreas, consultando diretamente o portal ou ainda através de mensagens automáticas enviadas para uma conta de e-mail cadastrada no serviço.

Com a sistemática da utilização do espaço virtual garantido pela internet, é bastante significativa a economia real de material e impressão (principalmente papel e tintas), em torno de 90 mil folhas de papel que deixam de ser impressas mensalmente com o uso do meio eletrônico.

proderj contra cheque

Atualmente, o Proderj UPO está integrado por todos os órgãos administração pública direta e indireta, sendo acessado interruptamente, cada vez que um servidor ou gestor de qualquer uma das unidades da esfera publica estadual cria, altera ou movimenta um processo administrativo. Em média, mensalmente são cerca de 690 mil acessos diretos ao portal e 36 mil e-mails enviados aos usuários cadastrados.

COMO CONSULTAR O PROCESSO NO SISTEMA DO PRODERJ UPO?

Ao abrir a página inicial do portal UPO, o usuário deverá preencher uma ficha, fornecendo informações sobre o processo ou documento que está buscando. Portanto, são solicitadas as seguintes informações:

Tipo – pode-se selecionar entre as opções de consulta a “Processo” (já selecionada na página) ou “Documento”.

Origem – deve-se digitar a origem do Processo/Documento de interesse (órgão estadual), com o traço separador “-”). Em caso de dúvidas, há um link “Código de Origem” acima, na mesma página, para consultas à relação dos códigos.

Número – deve ser digitado o número sequencial que identifica o Processo/Documento. Complemento – para preenchimento específico de consulta referente a processos dos órgãos da Secretária de Segurança Pública.

Ano – para informar do ano de abertura do Processo/Documento.

Importante: No link “Como Preencher”, localizado no alto da página à esquerda, pode-se encontrar mais orientações.

COMO ACOMPANHAR O PROCESSO POR E-MAIL

Para acompanhar à tramitação de processos e expedientes de toda a Administração Pública do Estado do Rio de Janeiro por mensagens automáticas enviadas para contas de e-mail, basta cadastrar um e-mail válido.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PRODERJ UPO:

Para conhecer mais ou fazer sua consulta, visite o portal UPO: www.consultaprocessos.rj.gov.br

Para maiores informações, solicitar orientação e dúvidas, use o Fale Conosco do Proderj: www.proderj.rj.gov.br/fale.asp

17 Responses sobre “PRODERJ UPO – Consulta de Processos e Informações”
  1. julio

    Boa tarde. nao consigo mais emitir meu contra cheque. por favor me ajude

  2. carlos albertto silva de souza

    bom dia, te como eu ver o meu numero de recibo do imposto de renda 2012,pq eu quero fazer a declaração de 2013 fico muito grato se poder enviar obrigado

  3. altair pauls de souza e silva

    Que inferno é este que não se consegue acessar o contra cheque?Só propaganda e não entra o site para se saber sobre o0 contra cheque/Isto de não dar contra cheque só não é proibido para o governo.Paula

  4. wanda de souza

    E muito dificil procurar andamento de processo a pessoa nunca sabe olugar certo para entrar,agoramesmo ja entrei em varios,e ainda nao consegui saberdo meu processo da rio previdencia,que fazer?

  5. felix

    Quando entro com meu nº processo , da como não existente – entrei outro dsia com nome e cpf e consegui saber – como fazer????

  6. Adriana Ferreira de Santana

    Não estou conseguindo acessar a minha consulta e o andamento do meu processo, como posso acompanhar, e o que fazer…….. me foi informado que acompanha-se por este site.

  7. julia maria rozario de oliveira

    MINHA SENHA DO CONTRACHEQUE NÃO ESTÁ SENDO RECONHECIDA…PRECISO COM URGENCIA TROCAR….MAS NÃO ESTOU CONSEGUINDO…

  8. Seigner Afonso da Silva

    Estou desde semana passada para conseguir resetar minha senha que expirou e não consigo. Um sistema desse porte não pode sair do ar e nem tampouco levar esse tempo para emitir uma senha

  9. ana lucia meirelles

    gostaria que me enviasse o endereço onde eu possa fazer a documentação de escola extinta.

  10. djair viana porto

    Procuro informações sobre processo E-03/814348/2011. Certificado e histórico Escolar Colégio Rei de Piratininga- Niterói – Rj. DE minha filha Marcela de Andrade Porto.

  11. THELMA SANTOS

    ESTAMOS COM UM PROCESSO DESDE 2011, JÁ ENCAMINHAMOS TODOS OS DOCUMENTOS E ATÉ O MOMENTO NÃO FOI RESOLVIDO.
    É REF. A AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS JÁ ENVIADOS PARA ESCOLAS EXTINTAS, O EX ALUNO ESTÁ PRESTES A PERDER SEU EMPREGO POIS NÃO CONSEGUE SEU DIPLOMA EM VIRTUDE DESSA AUTENTICAÇÃO, SEU COLEGIO FOI EXTINTO E SUA FACULDADE LHE PEDIU A AUTENTICAÇÃO DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS DEMOS ENTRADA DESDE 2011 JÁ IDENTIFICARAM AS XEROX O PROCESSO ANDOU E ATÉ O MOMENTO NÃO OBTIVEMOS RESPOSTA.
    POR FAVOR NOS AJUDEM…..
    OBRIGADA

  12. Pedro. da silva campos

    Gostariia de saber. Sobre o processo de n E 01/035/2797//2013

  13. antonio daniel domingues

    eu antonio daniel domingues entrei no dia 17 de agosto de 2013 de numero e-03/017/2403//2013 para que eu adquira o meu historico escolar do ensino fundamental , concluido no extinto; centro educacional são judas tadeu localizado no municipio de são joão de meriti / rio de janeiro

  14. DIRCE PEREIRA VENANCIO _

    Estou com um processo na Rio PREV. Gostaria de saber quanto tempo ainda irá demorar para ser publicado. Já foi enviado há um mês.
    Terei que aguardar na escola?
    Grata

  15. Maria da Glória

    Sou aposentada do Estado e a declaração de rendimentos ano base 2013 não foi entregue pelo PRODERJ até a presente data, 30/03/2014.
    Por outro lado informo que recebo os contracheques no meu endereço, embora com atraso.
    Ressalto que pelo site do PRODERJ é IMPOSSÍVEL CONSEGUIR TAL DECLARAÇÃO EIS QUE EM A CADA TENTATIVA APARECE UM ERRO DIFERENTE.
    CABE LEMBRAR QUE :1) é obrigação dos órgãos enviar a declaração no prazo determinado pela Receita Federal e, já expirado; 2)O ESTADO TEM SERVIDORES INATIVOS COM IDADE AVANÇADA E SEM ACESSO A COMPUTADOR
    Desta forma fica IMPOSSÍVEL cumprir o prazo com o IRPF.

  16. José Jorge Miquinioty

    Gostaria apenas de entender qual o real motivo do atraso de lançamento do contracheque ref. a março/14. É um problema técnico ou descaso mesmo????

  17. jorge esposito

    Gostaria de saber porque ainda não consegui resolver o meu problemas ,dei entrada no pedido para adquirir meu diploma do ensino médio+técnico numa instituição que faliu e nada até agora visto que minha esposa também fez a solicitação na mesma data que a minha com a mesma finalidade e o dela já esta em andamento preciso desse documento pois preciso trabalhar .

Faça um Comentário