PRODERJ Portal Corporativo

Com o objetivo de usar a rede mundial de computadores como eficaz ferramenta para a prestação de serviços e comunicação com o cidadão, o Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro – Proderj, vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil, desenvolveu o projeto para implantação do Portal Corporativo do Governo do Estado.

O QUE É O PORTAL CORPORATIVO DO PRODERJ?

O PRODERJ é o organismo estatal responsável pelo planejamento e pela infraestrutura necessária para a implementação do portal e de todos os recursos de TI para o projeto. O Portal Corporativo na internet é uma ferramenta de gestão de conteúdo e garante o acesso dos servidores públicos estaduais aos principais sistemas computacionais que são desenvolvidos pelo Proderj.

O Portal Corporativo do Governo fluminense está elaborado para integrar em um único banco de dados todas as informações sobre documentos, processos, petições, pareceres, despachos e outras informações da Administração Pública Estadual e permitir de forma descentralizada a administração e o compartilhamento de tais conteúdos, de modo que todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta tenham autonomia para elaborar, publicar, consultar, tramitar e arquivar as informações de suas respectivas esferas.

proderj-contra-cheque

COMO FUNCIONA O PORTAL CORPORATIVO DO PRODERJ?

O site do projeto funciona em formato de intranet colaborativa, uma rede interna na qual cada servidor usuário deve estar identificado e autorizado (obrigatoriamente credenciado junto ao Proderj e portando uma assinatura eletrônica, conforme o Decreto Nº. 42.352, de 15 de março de 2010) para realizar tarefas como a produção, registro, tramitação, consultas, transmissão e arquivamento de documento e processo administrativo no meio eletrônico.

O credenciamento e a assinatura obrigatórios têm a finalidade de garantir a integridade e a autenticidade de das comunicações veiculadas no Portal. Para casos de dúvidas ou problemas técnicos, o Proderj disponibiliza os telefones de contato: 2159-4449 / 4450, 2333-3962 / 3822 e 3960.

ALGUMAS VANTAGENS DO PORTAL CORPORATIVO DO PRODERJ

Comprobatórios – A implementação do Portal Corporativo dentro do Poder Executivo, além de promover uma dinâmica integração dos conteúdos públicos e uma significativa economia de recursos materiais nos procedimentos convencionais, tem ainda a importante vantagem de modernizar o próprio processo.

Isto porque os documentos produzidos eletronicamente e aqueles os convertidos em arquivos por meio de digitalização (PDF) e juntados a processos administrativos, são considerados originais para todos os efeitos legais, tendo a mesma força probatória de seus originais.

Além disso, todas as citações, intimações e notificações também devem ser feitas por meio eletrônico.

Maior transparência – Nos processos administrativos registrados por meio eletrônico dentro do Portal Corporativo, o arquivamento ou desarquivamento de um processo administrativo só poderá ser determinado por um despacho fundamentado de uma autoridade competente, garantindo-se assim uma maior segurança e inviolabilidade do processo e seus conteúdos.

MAIS INFORMAÇÕES PRODERJ PORTAL CORPORATIVO:

  • Site do Portal Corporativo Proderj:

marianinha.proderj.rj.gov.br

  • Para conhecer o Decreto Nº. 42.352:

www.aperj.rj.gov.br/legislacao/dec42352.htm

9 Responses sobre “PRODERJ Portal Corporativo”
  1. selma silva

    BOA NOITE! FAZ 1 ANO QUE MINHA MAE FEZ O RECASTRAMENTO E ATÉ HOJE NAO ENVIARAM O NÚMERO DA INDENTIDADE FUNCIONAL.

  2. Wanderley Pereira da Silva

    Não consigo acessar meu contra-cheque

  3. Wanderley Pereira da Silva

    como devo fazer para acessar meu contra-cheque

  4. ELINEIDE FIGUEIREDO BULLOS

    Preciso com urgencia da declaração de rendimentos do ano 2004 e 2009

  5. Francisco Carlos do Amaral

    Gostaria de saber se aquele cadastramento que fizemos para termos acesso à nossa Identidade funcional caducou.
    Até hoje não recebi a minha carteira.

  6. Lina Malheiros Barcellos

    Como faço para conseguir nova senha. A atual foi desativada

  7. eLIANA DAVID RIBEIRO

    Entrei no portal do servidor para visualizar minha declaração de rendimentos. Esqueci a senha e preciso trocá-la. O que faço?

    • eLIANA DAVID RIBEIRO

      Preciso cadastrar nova senha para visualizar declaração de rendimentos através ID Funcional. O que faço?

  8. Alexander pessanha

    Eu queria saber se tem alguma resposta do meu histórico

Faça um Comentário