PRODERJ ID Funcional – Identidade e Carteira do Servidor Público

É funcionário ou servidor público todo aquele que mantém um vínculo empregatício com a administração estatal da União, Estado ou um município, e seu pagamento provém da arrecadação pública de impostos. No Rio de Janeiro, o funcionalismo representa um universo de mais de 450 mil trabalhadores atuando na esfera pública estadual.

Para gerenciar e atender ao significante universo de servidores do Estado, a tecnologia da informação tem sido um fator importante na modernização da administração pública, e o Governo do Rio de Janeiro, através do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro - PRODERJ – e da Secretaria de Planejamento e Gestão, vem implementando diversas políticas e serviços específicos destinados a otimizar a gestão do funcionalismo público.

proderj id funcional

Dentre essas iniciativas, destaca-se o projeto Identidade Funcional ou ID Funcional, criado em 2008 pela Secretaria de Planejamento e Gestão, com soluções tecnológicas criadas pelo Proderj, a autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil responsável por instituir e gerir Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para garantir inclusão digital, governo eletrônico, infraestrutura tecnológica e modernização da gestão do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro.

O QUE É O PROJETO ID FUNCIONAL?

O projeto Identidade Funcional foi estabelecido para viabilizar a identificação biométrica autêntica e inteligente dos servidores públicos do Executivo fluminense.

Portanto, o projeto Identidade Funcional possui três metas básicas:

  • Melhorar a gestão de pessoas, otimizando o cadastro de recursos humanos do Estado, valorizando o servidor público de modo identificado e personalizado.
  • Identificar por biometria todos os 430 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro.
  • Fornecer a Carteira Funcional – um cartão inteligente de identificação segura do funcionário público estadual.

PARA QUE SERVE A CARTEIRA FUNCIONAL?

Com a implantação do Projeto Identidade Funcional, cada servidor passa a ter direito ao documento único de identificação profissional, seja ele ativo, inativo ou pensionista do Estado do Rio de Janeiro.

Trata-se de um cartão magnético dotado de um chip com as informações biométricas do servidor titular, identificando com sua função pública e diferenciando-o. O documento é o passaporte para as mais diversas aplicações administrativas, dentre elas, o controle de acesso em todos os nos prédios da administração pública estadual.

A Carteira de Identificação do Servidor é válida em todos os órgãos do Executivo estadual. Para obtê-la, o servidor público estadual deve acessar o site (ver endereço no final da matéria) do projeto e validar seus dados.

VALIDAÇÃO DOS DADOS DO SERVIDOR

A identificação funcional é presencial, pessoal e intransferível, não podendo ser feita por procuração. Se o servidor, aposentado e/ou pensionista não puder comparecer para fazer sua identificação biometria, deverá entrar no site ou ligar para o serviço 0800 282 2326 para receber orientações de como proceder.

Para fazer a validação para obter a Carteira de Identificação, o servidor deve apresentar os documentos: Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, PIS/PASEP e Certificado de Reservista (homens).

Para saber mais, visite o site do projeto: www.idfuncional.rj.gov.br

21 Responses sobre “PRODERJ ID Funcional – Identidade e Carteira do Servidor Público”
  1. otamira

    Me aposentei em setembro, até hoje a ñ consegui pegar minha carteirinha !! Ainda não está pronta, que devo fazer para pegar?

  2. valeria amaral

    estou sofrendo com esse recadastramento do id funcional ja que estou a dois meses sem receber pagamento.fiz tudo conforme orientaçao do funcionario,revalidei os dados e nada.e agora? é justo trabalhar sem receber?

  3. EMIDIO PEREIRA FILHO

    Me aposentei em 2010, até hoje a não consegui pegar minha carteirinha !! Ainda não está pronta, que devo fazer para pegar?

    • Roberto de souza lemos

      Tirei a minha identidade funcional logo no inicio, ainda estava na ativa tem seis anos que me aposentei,ate hoje eu não fui informado aonde retira- lo o referido documento .Por favor gostaria de saber a onde retira-lo,informo o número da ID.FUNCIONAL:0002415544. obrigado.

  4. julio gomes costa

    gostaria de saber porque o proderj nunca funciona para dar o contrachque na data certa se não tem condição de funcionar direito porque foi contratada a empresa anterior era mas competente

  5. Daniel Amado Costa

    Gostaria de visualizar via internet meu contracheque, que esta empresa fosse mais capaz de faze-lo em tempo.

  6. otacilio

    gostaria de saber como, os bancos conseguem , reservar para si nossas margens cansiguinaveis , sem nossa autorização , prejudicando o servidor e tentando obrigalo a fazer emprestimo sem poder optar . sera que alguem que desconhecemos esta levando vantagens nisto.

  7. Nádia

    Me cadastrei corretamente e até a presente data,não recebi minha Carteira Funcional.Como posso fazer para ter acesso rápido a este documento? Pertenço ao Quadro Ativo da SEEDUC.

  8. Marli Rosa

    Também não tenho minha carteira ID até hoje, como faço para obtê-la?

  9. nanci de souza santos

    como que eu faço pra poder emitir os meus contra cheque pela internet eu sou pensionista

  10. Sidney jorge da silva

    sou servidor público tenho o meu id funcional,mas preciso de um login para fazer um empréstimo no banco e estou com dificuldade como faço? obrigado!

  11. paulo roberto fonseca

    Ainda não recebi minha id funcional,porque tanta demora?o estado fez uma pressão tremenda para com seus funcionários,suspendendo pagamentos;aí eu pergunto e agora Cabral? você é um tremendo cara de pau!

  12. Nilton Soares Vitor

    O governo do rj. fez um alarde com a famosa identidade funcional, apareceu em todas as manchetes dos jornais o senhor governador exibindo sua identidade funcional, eu fiz todos os procedimentos a mais de 4 anos, até agora não recebí nada, será que a verba acabou com a carteirinha do sr. governador, alguém do governo sabe me responder? espero uma resposta acredito que não estão brincando com os funcionários.

  13. MARLI DE FREITAS ALMEIDA

    ONDE EU CONSIGO TIRAR ESTE TAL DE ID,POIS QUERO PEGAR MEUS CONTRACHEQUES E COMPROVANTE DA DECLARAÇÃO URGENTE,POR FAVOR ME ORIENTEM.

  14. MARIA ODETE SOARES VELHO

    PRECISO TIRAR MINHA DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DE 2013 PARA FAZER O IMPOSTO DE RENDA, MAS NÃO CONSIGO

    • Mauricio Nemer

      Sou inativo, já tenho ID funcional, e estou necessitando da declaração de rendimentos (exercício de 2013), e ainda não consegui. Espero ter mais sorte em consegui-la, antes do prazo expirar (30/ABR/2014).

  15. Sergio Chaves Alves

    Sou funcionário do IASERJ até hoje nâo recebi a carteira IDFUNCIONAL, fui ao
    SEPLAC e um funcionário verificou que a carteira foi enviada aos BOMBEIROS,
    mas para não me preocupar porque a carteira não seervia para nada.
    Agora estou tentando tirar ao meu contra-cheque referente a 03/14 e vem uma
    resposta que o IDFUNCIONAL ou a senha é inválida. Acessei o site do IDFUNCIO-
    NAL corrrigir dados do meu cadastro e mudei a minha senha para 6 dígitos e
    não consigo tirar o contra-chegue.
    O tenho que fazer regularizar a minha situação.

  16. Norma Suely Pedrozo da Costa

    Boa tarde! Não recebi o comprovante de rendimentos e não estou conseguindo retirar meu contra cheque nesse site… aparece uma mensagem dizendo que minha senha ou ID funcional está incorreto! Gostaria que me enviasse uma solução para este problema, já que a entrega da declaração do imposto de renda se aproxima e não tenho os dados necessários para concluí-la.
    Desde já agradeço!

  17. Marcia R.C.P.de Moraes

    Não recebi o comprovante de rendimentos e não estou conseguindo retirar meu contra cheque nesse site…e nem a minha declaração de rendimentos . Surge uma mensagem dizendo que minha senha ou ID funcional está incorreto! Gostaria que me enviasse uma solução para este problema, já que a entrega da declaração do imposto de renda se aproxima e não tenho os dados necessários para concluí-la.
    Não posso pagar multa e aguardo urgente uma solução.O meu ID está correto e a minha senha da Internet é a que veio no meu contracheque.Será que ela perdeu a validade.
    Desde já agradeço!

  18. Sabrina

    Bom dia, essa carteira é válida sem conter a assinatura do servidor?

  19. Jose Bento da Silva

    Muito complicado, mesmo com, os dados a ser seguidos pela orientação do protocolo ate chegar ao menu de opções: ai começa o perrengue. Eu, quero acessar ao serviço, que me de as respostas aos dados correspondente ao numero do meu protocolo de solicitação da resposta do serviço. Desisti de procurar nao consegui chagar a lugar algum. Sugestão: porque nao cobrar uma taxa e enviar o contracheque junto ao pagamento a rede bancaria ou correio para os contracheques?

Faça um Comentário