Proderj Aposentadoria – Informações para o Servidor Público



Quando o assunto é a aposentadoria, uma das maiores angústia do servidor público é entender de modo claro como funciona o sistema e como poder calcular o tempo de trabalho necessário para solicitar o benefício, levando em consideração diversas situações e conjunturas, à exemplo daqueles que têm parte do tempo ativo em atividades desempenhadas na iniciativa privada e outra parte em serviço estatutário.

Para orientar aos servidores estatutários civis no planejamento da aposentadoria, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) veicula em seu site institucional um Simulador online de Concessão de Aposentadoria.


proderj aposentadoria

O Proderj – vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil – é o órgão gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que trabalha com inclusão digital, governo eletrônico, infraestrutura tecnológica e modernização da gestão pública fluminense.

COMO FAZER A SIMULAÇÃO DO PRODERJ APOSENTADORIA?

No site de simulação de concessão de aposentadoria criado pelo Proderj (veja link abaixo), o servidor deve ingressar inicialmente o numero de matrícula com os 8 dígitos numéricos (inclusive os zeros à esquerda, sem a barra e o traço) e CPF.

Para fazer a simulação online, o servidor deverá ter em mãos os documentos seguintes:

  • Tempo Averbado Público anterior à Admissão.
  • Tempo Averbado Privado anterior à Admissão.
  • Tempo Averbado Licença-Prêmio.
  • Tempo Averbado Férias.

Não se esqueça:

Para os casos em que o trabalhador tenha tempo de serviço anterior à vinculação com estatutário, ele poderá requerer a averbação desse tempo junto ao órgão de origem, se tratar-se de serviço público, ou nas Agências de Previdência Social, nos casos de empresas privadas.

Para os casos de tempo de serviço em empresa privadas, deve-se comparecer à Agência de Previdência Social e requerer uma Certidão de Tempo de Serviço – CTC, que é o documento expedido pela Previdência Social com a finalidade de certificar o tempo de contribuição dos segurados no Regime Geral de Previdência Social, para ser contado em outros regimes de previdência (federal, estadual ou municipal).

Para solicitar a CTC, é necessário apresentar os seguintes documentos:

1- Número de Identificação do trabalhador – NIT (PIS/PASEP) ou número de inscrição do contribuinte individual / facultativo / empregado-doméstico / trabalhador rural, conforme o caso;

2- Documento de identificação do interessado (Carteira de Identidade e ou Carteira de Trabalho e Previdência Social);Cadastro de Pessoa Física – CPF do requerente, se tiver;

3- Documento oficial do órgão de lotação que indique que o servidor está ativo, contendo os seguintes dados: CNPJ, nome e endereço completo do órgão e matrícula e cargo do servidor (dentre os documentos, poderão ser apresentados carteira funcional, declaração ou ofício do órgão, contracheque, etc.);

4- Procuração (se for o caso), acompanhada de documento de identificação do procurador.

ONDE ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PRODERJ APOSENTADORIA:

1- Simulação de Concessão de Aposentadoria para Servidores Estatutários Civis:

www.simulacaoaposentadoria.rj.gov.br:441/nww3cgi.exe/arh/ARHN300

2- Formulário de Procuração:

menta2.dataprev.gov.br/PREVFacil/PREVForm/BENEF/pg_internet/ifben_visuform.asp?id_form=24

3-Site do Proderj:

www.proderj.rj.gov.br


12 comentários em “Proderj Aposentadoria – Informações para o Servidor Público

  1. Sou Professora Docente II, porém estou desviada de função (auxiliar de Biblioteca) desde 2002. Entrei para o Estado em 1990 e fiquei em uma escola municipalizada dando aula até 1997, desde então fiquei em função extraclasse e em 2002 fui para uma Escola Estadual trabalhar como Auxiliar de Biblioteca e hoje em dia estou como Agente de Leitura. Gostaria de saber com quantos anos de serviço e com quantos anos de idade poderei me aposentar. Estou com 23 anos de Serviço e 46 anos de idade. Desde já agradeço por sua atenção.

  2. Tenho 19 anos de serviço público estadual, 13 anos de privada averbada, gostaria de saber quanto tempo falta para minha aposentadoria desde o momento que a legislção em vigor diz que mulher tem que ter no mínimo 30 anos de contribuição, eu já tenho 32 anos contribuidos.Aguardo uma orientação. Obrigada

  3. tenho 21anos de serviço publico estadual ,e 8 anos e 10 meses em teselagen ,gostaria de uma orientaçao quanto minha aposentadoria. muito obrigodo.

    1. Vc tem que ter agora 30anos trabalhados e no mínimo 55anos de idade. Só como prof. vc tem que ter 25 trabalhados e no mínimo 50anos de idade

  4. Tenho 25 anos de serviço público estadual no mesmo hospital. Sou AOSS (Auxiliar Operacional de Serviços de Saúde). Posso pedir minha aposentadoria proporcional? Aguardo resposta.Obrigada

  5. Sou professora a 25 anos, apenas lamento as variações na educação, as quais prejudicou muito. Os cieps são de boa ideia, mas os governos não dão a atençao devida(pessoal, material e etc.) Quando entrei fui trabalhar em ciep e era ótimo, podia fazer um otimo trabalho,( só não fazia quem não queria, mas condiçoes tinha)

    Agora a minha esperaça e que a educação tenha maior atençao e não seja apenas celeiro para politicos pegar votos . ser modismo. Não sou de ficar olhando para o passado, mas antes “na minha época”, a escola pública era otima, tinha ferias prolongadas e a aprendizagem era válida. Basta camparar meu pai que teve apenas o antigo primário com um jovem do segundo grau. Acho que na maioria das familias o comentario é esse: Pocha voce não sabe nem a metade do que eu aprendi na minha época!

  6. Por favor, onde posso encontrar informações sobre aposentadoria do Servidor Estadual. Exemplo ao dar entrada na aposentadoria por tempo de serviço 30 e idade 55 anos devo espera publicar no Diário Ofícial em casa ou trabalhando. Existe muita dúvida consernete a isso porque havia uma lei que infelizmente não sei qual que diz o seguinte aguarda a aposentadoria por 06 meses trabalhando caso não seja publicada em 06 meses aguardar em casa.
    Atenciosamente.

    Ana Bemvindo Alberto

  7. Por favor me envie informações sobre aposentadoria de Servidor Estadual. Explo:Servidor com 30 anos de contribuição e 55 anos de idade , sexo femino. Apos dar entrada no processo de aposentadoria, é para aguarda publicar trabalho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *